AULAS DE W.G. SEBALD

De 1990 até 2001, o alemão W.G. Sebald lançou apenas quatro livros de ficção -Vertigo, Os emigrante, Os anéis de Saturno e Austerlitz. A qualidade da curta produção, no entanto, serviu para colocá-lo no topo do que melhor se produzia em literatura naquele momento. A curta, mas marcante, carreira de Sebald acabou no dia 14 de dezembro de 2001. Foi nesse dia que ele sofreu um ataque cardíaco enquanto dirigia, e seu carro acabou batendo de frente com um caminhão. O acidente quase vitimou também a filha do autor, que estava no banco de passageiros. Era uma estrada inglesa.

A razão de Sebald estar na Inglaterra é muito simples: ele foi para o país estudar e, depois, tornou-se professor universitário. Na época de sua morte, eram os alunos da Universidade de West Anglia quem tinham o privilégio de ouvir as lições de um dos maiores renovadores da narrativa contemporânea. Sua produção era uma equilibrada combinação de biografia, história, ensaísmo, história, fotografia e, claro, ficção. Com ela, Sebald dissecou maravilhosamente as entranhas da Europa do pós-guerra. Sorte de seus alunos que puderam tê-lo como mestre, azar de todos nós que não temos nem uma aula dele gravada.

Mas, recentemente, dois ex-alunos do escritor juntaram suas anotações de aulas e publicaram. O material de David Lambert e Robert McGill é escasso, mas nele é possível adivinhar muito do que Sebald fazia em suas obras. São “dicas” incisivas, sem rodeios e muito boas. As anotações estão nesse link: http://richardskinner.weebly.com/2/post/2013/01/max-sebalds-writing-tips.html

Para se ter uma ideia da importância de Sebald -e a dimensão de sua perda-, o presidente do comitê de premiação do Nobel reconheceu, em 2007, que o alemão deveria ter sido laureado. A julgar por seu último trabalho, “Austerlitz” -um dos livros mais impressionantes que eu já li e que resenhei aqui-, o futuro para ele era brilhante. Mas não houve tempo. Cabe, então, absorver essa obra curta mas decisiva, e, também, um pouquinho de seus ensinamentos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s