Oscar fast food

“Discurso do rei” é um filme inglês em tudo o que o termo tem de bom e ruim: reconstituição histórica + formalismo careta. Como todo filme de reconstituição histórica, esse também deixa algo de fora. Nesse caso, algo fundamental. O rei foi não pró nazista, ams contemporizador do nazismo. Mais do que a gagueira, a humanidade do personagem vem desse paradoxo: nazista-contra nazista. O discurso final ficaria muito mais fantástico se soubessemos que em algum momento ele não oteria feito. A parte isso, Colin Firth está sensacional, assim como Geoffrey Rush  Helena Bohan Carter.

‘Bravura indômita’ é um bom filme, mas um péssimo ‘Irmãos Cohen’. Bobo e fraco, ainda que com a marca registrada dos irmãos: personagens bizarros. No máximo, um bom comentário sobre a construção de uma nação, os Estados Unidos antes e depois da conquista do Oeste.

‘Bituiful’ é uma interpretação sensacional de Javier Bradem. Não fosse o fato de Hollywood ter que remendar a injustiça do ano passado ao não dar o Oscar a Colin Firth, Barden seria a unânimidade do ano, junto com Natalie Portman. O filme, no entanto, é mais uma desculap apra o diretos destilar seu rosário de misérias humanas, sem os artifícios roteirísticos de Guillermo Arriaga, seu parceiro em seus primeiros três filmes.

Se o Oscar fosse justo, iria para ‘Toy Story 3’. Mas e os culhões para dar o prêmio para um desenho? É o melhor roteiro, a melhor construção, os melhores personagens. Na vida real, o melhor é ‘A rede social’, um filme de roteiro afiado sobre um tema absolutamente contemporâneo.

Minhas apostas: melhor filme: ‘Discurso do rei’; melhor diretor: ‘David Fincher’; Melhor ator, Colin Firth; Melhor atriz, Natalie Portman; melhor filme estrangeiro, ‘Biutiful; melhor documentário, ‘Exit through the gift shop’.

É isso…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s