CHICO BUARQUE CONTESTADO

Poderia ser só mais uma briguinha, não fosse o fato de o Brasil não ser habituado a disputas culturais -e o agravante de que agora está envolvido uma espécie de unanimidade, uma vaca sagrada do país, o cantor, compositor, escritor e galã Chico Buarque.

O artista ganhou, em novembro, seu terceiro Prêmio Jabuti de melhor livro do ano, na categoria de ficção. Na categoria romance, no entanto, havia sido superado por Edney Silvestre, com o livro “Se eu fechar os olhos”. O “colégio eleitoral” que elege o grande prêmio é por sua vez, muito mais amplo do que o grupo de críticos que escolhem os vencedores da primeira etapa, vencida por Silvestre.

Pouco tempo depois, Chico papou a cereja do bolo dos prêmios literários de lingua portuguesa, o Portugal Telecom, que oferece R$ 100 mil ao vencedor. Levantou-se a suspeita de que os prêmios não tenham tido como base, digamos, as qualidades da obra “Leite Derramado”, mas sim o caráter “sagrado” de Chico. Além disso, fala-se sobre a concentração de vitórias da editora Companhia das Letras, responsável pela obra, nas duas premiações. A editora Record, uma das maiores do país -e casa editorial que publicou a obra de Edney-, contestou publicamente o Jabuti dado a Chico.

Fato é que somos mesmo muito dados a babar ovo nas nossas vacas sagradas. Não li a obra literária do Chico Buarque, então me abstenho de emitir um julgamento. Por outro lado, não se pode negar que a Companhia seja, talvez, a principal casa editorial brasileira, o que talvez possa justificar a grande concentração de prêmios.

Picuinhas à parte, juntando esse caso com a discussão sobre cinema apontada no post anterior, dá até para ter esperança de que o país está desenvolvendo uma cena cultural mais atuante, que talvez esteja deixando para trás a cordialidade complacente tão nossa típica.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s