Demolidores de casas

lucio1.jpg

Existe uma certa, digamos, tradição de escritores brasileiros que escreveram sobre a dissolução de casas como metáfora da própria dissolução familiar. Raduan Nassar e seu”Lavoura arcaica” encaixam-se nesse tipo. Milton Hatoum tambem. Lúcio Cardoso parece ser o menos festejado deles. Seu livro “Crônica da casa assassinada” é um daqueles clássicos ainda por conseguirem seu lugar ao sol.

A obra conta a história datradicional família Menezes de uma cidade do interior mineiro que tem a sua harmonia quebrada pela chegada de Nina, esposa de Valdo. O atraso inicial da desconhecida noiva vinda do Rio de Janeiro já desperta a antipatia de Demétrio, o irmão mais velho, impressão que será prontamente assumida por sua esposa, a ascética Ana.

A narrativa se desenvolve de forma fragmentária, por meio de partes de diários, cartas, confissões, depoimentos e outros meios de testemunho da história daquela casa. O livro dá um salto temporal e Nina, que havia voltado para o Rio, retorna à casa para rever não só seu marido, mas também o filho que ali deixou e que encontra então adolescente -desenvolve-se uma pecaminosa relação entre os dois.

Os relatos acabam por traçar um perfil das angústias e rancores nutridos por todos os personagens – bem como dá luz à curiosidade do resto da cidade sobre o que acontece naquela casa tão fechada ao exterior- o que dá ao livro uma atmosfera no mínimo pesada. Assistimos a decadência da família junto ao declínio físico da própria casa, que cada vez mais vai perdendo o brilho de residência da dinastia mais eminente da cidade. É mais do que a decadência dos Menezes -é todo um Brasil patriarcal e conservador que se dilui na história.

No final o que se tem é um retrato do ser humano naquilo que ele tem de pior, de mais angustiante, de mais passional, daquilo que nos faz propriamente humanos.

Talvez um dia Lúcio Cardoso consiga seu lugar nos clássicos, alcançado ainda em vida por sua grande amiga e companheira de obras psicológicas Clarice Lispector. Certamente esse livro o qualifica para tal.

Anúncios

Um Comentário


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s