A pior viagem do mundo

scott.jpg

Há pessoas que dizem ter acabado a magia do mundo. Não há mais nada a descobrir, dizem elas. “Rumo ao pólo sul”, de Diana Preston, conta a história de um periodo em que ainda havia mistérios. Mais do que isso, mostra quão mortais poderia ser a busca das descobertas gloriosas.

O fim do século XIX assitiu a uma frenética corrida pela conquista dos pólos que entrou século XX adentro. As expedições eram grandes provas de resistência e planejamento e, mais do que isso, passaportes para a fama e a glória. O inglês Robert Falcon Scott tentou chegar ao pólo sul, e Preston conta todo o percurso do explorador, desde suas viagens iniciais até a derradeira e fatal tentativa. Scott chegou ao seu destino apenas para lá descobrir a bandeira norueguesa fincada por Amundsen, seu grande rival. O inglês morreu congelado junto com dois companheiros quando tentava voltar ao navio Terra Nova. A história fica mais fantasmagórica ainda com as passagens do diário de Scott, encontrado junto aos corpos dos três homens, onde há o relato detalhado dos últimos momentos da trio.

Preston mostra erros logísticos fundamentais de Scott, como o uso de pôneis ao invés de cachorros como tração na neve, mas sem fazer qualquer tipo de julgamento sobre as escolhas do inglês -afinal, ali se fazia o que nunca havia sido feito. O livro não se perde em detalhes desnecessários, ainda que trate o tema com profundidade. No final, temos o relato de uma época singular da humanidade, quando havia intenso progresso tecnológico, ausência de guerras e, principalmente, mistérios a revelar.

Anúncios

Um Comentário


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s