santiago e a memória

1165694741_santiago_01_300dpi.jpg

João Moreira Salles, o documentarista da dinastia cinematográfica “Moreira Salles”, começou esse filme treze anos atrás. Parou porque ficou insatisfeito com o resultado, mas retomou, em 2003, o que tinha filmado. Mais do que um documentário sobre um extraordinário personagem, é um filme sobre a memória.

Santiago Bandariotti, argentino, foi mordomo da família Moreira Salles por trinta anos. Extremamente culto, destila rezas em latim, trechos de óperas, referências nas artes plásticas. E 30 mil páginas com a história de centenas de famílias aristocráticas de todo o mundo -justo ele que serviu uma das mais aristocráticas famílias brasileiras.

Interessante também é a forma crítica com que João comenta o que filmou. Ele mesmo chama a atenção para a forma ditatorial com que guiava as entrevistas. Ditatorial não -patronal. Sim, pois ainda que Santiago chame-o de Joãozinho, a Moreira Salles só interessava extrair esse ou aquele depoimento, dessa ou daquela maneira. É muito interessante a repetição de cenas, com o mesmo depoimento, até que tudo fique nos conformes de um jovem e inexperiente documentarista. Aí o filme também é uma metalinguagem sobre como fazer ou filme. Ou como não fazer.

Santiago retomando histórias da família Salles, escrevendo histórias da aristocracia; Moreira Salles retomando Santiago, filmando o fazer cinematográfico. A memória sai como o grande tema do filme, que fica marcado em nosso relembramento no elegante branco e preto em que foi feito. 

Assista. Está passando no Espaço Unibanco. Unibanco, por sinal, dos Moreira Salles.

Anúncios

  1. Filho, que orgulho!
    Se vc quiser informações de qto os Moreira Salles ganham com o império cinematográfico, ou com o império siderúrgico e bancário, eu sou a pessoa!

    beijocas

  2. Pingback: JOGO DE CENA « letra e cena


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s